quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Reino Vegetal (Juliânia Miranda)

REINO VEGETAL (METAPYTHA/PLANTAE)

 Mais conhecido como reino das plantas é caracterizado pela presença de organismos autótrofos e clorofilados. Além disso são seres fotossintetizantes pois com a luz realizam fotossíntese obtendo seu próprio alimento a energia, isso se dá devido a clorofila existentes nos cloroplastos. 
Devemos destacar que as plantas são a base da cadeia alimentar, chamadas de produtoras. Ou seja produzem matéria orgânica e alimentam os seres heterotróficos, ou seja são os grupos responsáveis por nutrir outros organismos consumidores. 
Sem a existência de seres autótrofos na terra a vida seria impossível.

Características Gerais do Reino Vegetal

*Seres eucariontes (núcleo organizado);
*Autótrofos (produzem seu próprio alimento);
*Fotossintetizantes (produção da fotossíntese);
*Pluricelulares (multicelulares);
*Células formada por vacúolos, cloroplastos e celulose.

Estrutura das plantas

Basicamente são formadas por raiz (o que serve para fixação e alimentação), caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção das sementes).

Estrutura principal de uma planta angiosperma

Classificação do Reino Vegetal

É composto por plantas avasculares (briófitas) e plantas vasculares, que possuem vasos distribuidores de seiva ( pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). E um reino antes destes citados muito simples, as talófitas.

TALÓFITAS

Conhecidas como algas pluricelulares e macroscópicas. Não apresentam muitas estruturas como frutos e flores mas apenas um único talo que tem a forma de filamento lâmina ou raminhos. Acredita-se que estes foram os primeiros vegetais a surgirem no planeta.


Talófita

Em sua maioria são marinhas vivendo em mares, rios, lagos e pântanos, em pedras, troncos de árvores e superfícies muito úmidas. Algumas tem vida livre pois não estão pressas a lugar nenhum, boiam na água com ajuda de flutuadores (bolinhas cheias de ar, ex:fucus). Outras vivem presas ao fundo do mar ou dos rios e são fixas por uma estrutura chamada apressório. 
Todas as algas possuem clorofila por isso realizam fotossíntese e são avasculares. 

Enquanto a cor estão classificadas em clorofíceas, feofícias e rodofíceas.

  • Clorofíceas ou clorófitas são algas verdes vivem na superfície da água, tem o corpo em forma de filamento e de folha. Ex.: valva . Algumas delas vivem em simbiose com fungos, formando estruturas denominadas de líquens, encontradas em troncos de árvores.
  • As rodofíceas ou rodófitas são as algas vermelhas, apresentam uma substância chamada ficoeritrina, responsável pela cor. Essas algas são usadas por alguns moluscos, que armazenam em seu corpo o pigmento. Este, ao ser ingerido em grande quantidade, provoca intoxicações. São encontradas em grandes profundidades.
  • As feofíceas ou feófitas são também conhecidas por algas pardas, que se encontra em profundidades médias no mar. Apresentam cor marrom, têm forma de lâmina e uma ramificação chamada apressócio (fixada a alga ao solo). Ex.: padina, fucus e sargaço.

Podem se reproduzir sexuadamente ou assexuadamente.

A reprodução assexuada pode acontecer de duas formas: Por fragmentação onde um pedaço do filamento da alga destaca-se e origina uma nova alga, ou por esporos quando se separam do talo os zoósporos que se movimentam, e ao cair irão formar uma nova alga.

BRIÓFITAS

Musgo em detalhe
São plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, portanto, vivem em locais úmidos. As mesmas não possuem sistema vascular portanto o transporte de nutrientes ocorre por osmose de célula-a-célula.
A reprodução ocorre através da água por metagênese, ou seja existem uma fase sexuada produtora de gametas (fase gametofítica, anterozoide+oosfera=zigoto), e a outra assexuada produtora de esporos (fase esporofítica).


PTERIDÓFITAS

 Dicksonia antarctica (samambaia)

Grupo formado por plantas que em sua maioria são terrestres e habitam em locais com grande umidade. Exemplos: Samambaias, avencas e xaxins.
 Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e como as briófitas, sua reprodução ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada. Segundo a posição do caule das pteridófitas é possível diferenciá-las, quando este é subterrâneo, denomina-se de rizoma. No entanto, quando são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado são denominadas epífitas.

Gimnospermas

Pinheiro-do-Paraná
Composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes. São plantas vasculares, que possuem raiz, caule, folha, fruto, flor e sementes. Exemplo: Sequoias, pinheiros, araucárias. 
A reprodução das Gimnospermas é sexuada. Ocorre a fecundação nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio de agentes naturais como: vento, chuva, insetos, pássaros.O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.


Angiospermas


Angiosperma de grande porte arbóreo

 São plantas vasculares que habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte, caracterizam o maior grupo do reino vegetal com aproximadamente 200 mil espécies.São distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto. Sua reprodução é sexuada, e a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino.










Nenhum comentário:

Postar um comentário