REINO VEGETAL (METAPYTHA/PLANTAE)
Mais conhecido como reino das plantas é caracterizado pela presença de organismos autótrofos e clorofilados. Além disso são seres fotossintetizantes pois com a luz realizam fotossíntese obtendo seu próprio alimento a energia, isso se dá devido a clorofila existentes nos cloroplastos.
Devemos destacar que as plantas são a base da cadeia alimentar, chamadas de produtoras. Ou seja produzem matéria orgânica e alimentam os seres heterotróficos, ou seja são os grupos responsáveis por nutrir outros organismos consumidores.
Sem a existência de seres autótrofos na terra a vida seria impossível.
Características Gerais do Reino Vegetal
*Seres eucariontes (núcleo organizado);
*Autótrofos (produzem seu próprio alimento);
*Fotossintetizantes (produção da fotossíntese);
*Pluricelulares (multicelulares);
*Células formada por vacúolos, cloroplastos e celulose.
*Pluricelulares (multicelulares);
*Células formada por vacúolos, cloroplastos e celulose.
Estrutura das plantas
Basicamente são formadas por raiz (o que serve para fixação e alimentação), caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção das sementes).
Classificação do Reino Vegetal
É composto por plantas avasculares (briófitas) e plantas vasculares, que possuem vasos distribuidores de seiva ( pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). E um reino antes destes citados muito simples, as talófitas.TALÓFITAS
Conhecidas como algas pluricelulares e macroscópicas. Não apresentam muitas estruturas como frutos e flores mas apenas um único talo que tem a forma de filamento lâmina ou raminhos. Acredita-se que estes foram os primeiros vegetais a surgirem no planeta.
Talófita |
Em sua maioria são marinhas vivendo em mares, rios, lagos e pântanos, em pedras, troncos de árvores e superfícies muito úmidas. Algumas tem vida livre pois não estão pressas a lugar nenhum, boiam na água com ajuda de flutuadores (bolinhas cheias de ar, ex:fucus). Outras vivem presas ao fundo do mar ou dos rios e são fixas por uma estrutura chamada apressório.
Todas as algas possuem clorofila por isso realizam fotossíntese e são avasculares.
Enquanto a cor estão classificadas em clorofíceas, feofícias e rodofíceas.
- Clorofíceas ou clorófitas são algas verdes vivem na superfície da água, tem o corpo em forma de filamento e de folha. Ex.: valva . Algumas delas vivem em simbiose com fungos, formando estruturas denominadas de líquens, encontradas em troncos de árvores.
- As rodofíceas ou rodófitas são as algas vermelhas, apresentam uma substância chamada ficoeritrina, responsável pela cor. Essas algas são usadas por alguns moluscos, que armazenam em seu corpo o pigmento. Este, ao ser ingerido em grande quantidade, provoca intoxicações. São encontradas em grandes profundidades.
- As feofíceas ou feófitas são também conhecidas por algas pardas, que se encontra em profundidades médias no mar. Apresentam cor marrom, têm forma de lâmina e uma ramificação chamada apressócio (fixada a alga ao solo). Ex.: padina, fucus e sargaço.
Podem se reproduzir sexuadamente ou assexuadamente.
A reprodução assexuada pode acontecer de duas formas: Por fragmentação onde um pedaço do filamento da alga destaca-se e origina uma nova alga, ou por esporos quando se separam do talo os zoósporos que se movimentam, e ao cair irão formar uma nova alga.
BRIÓFITAS
Musgo em detalhe |
São plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, portanto, vivem em locais úmidos. As mesmas não possuem sistema vascular portanto o transporte de nutrientes ocorre por osmose de célula-a-célula.
A reprodução ocorre através da água por metagênese, ou seja existem uma fase sexuada produtora de gametas (fase gametofítica, anterozoide+oosfera=zigoto), e a outra assexuada produtora de esporos (fase esporofítica).
PTERIDÓFITAS
Dicksonia antarctica (samambaia) |
Grupo formado por plantas que em sua maioria são terrestres e habitam em locais com grande umidade. Exemplos: Samambaias, avencas e xaxins.
Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e como as briófitas, sua reprodução ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada. Segundo a posição do caule das pteridófitas é possível diferenciá-las, quando este é subterrâneo, denomina-se de rizoma. No entanto, quando são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado são denominadas epífitas.Gimnospermas
Pinheiro-do-Paraná |
A reprodução das Gimnospermas é sexuada. Ocorre a fecundação nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio de agentes naturais como: vento, chuva, insetos, pássaros.O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.
Angiospermas
Angiosperma de grande porte arbóreo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário