quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Reino ​Animal (Juliânia Miranda)

REINO ANIMAL (ANIMALIA/METAZOA)


É composto por animais comuns como os organismos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos que obtêm o alimento através do meio. Em sua maioria tem capacidade de locomoção e fazem reprodução sexuada. São classificados em vários filos, sendo muitos deles animais invertebrados (que não possuem vértebras) ou os vertebrados que possuem crânio, vértebras e coluna dorsal  pertencem ao filo dos cordados.
Os mesmos são organismos eucariontes e pluricelulares. Uma característica importante desses seres quanto a classificação é o desenvolvimento embrionário, onde todos os animais chegam pelo menos até o estado de blástula.

Alguns animais desenvolvem-se até dar origem a um conjunto de células mesmo que essas não formem um organismo completo, no entanto outros atingem níveis tais que a organização supera a tecidos como órgãos e sistemas. Assim, surge uma sub-divisão que no caso de dá por 2 sub-reinos chamados parazoa e eumetazoa .
  • Parazoa (parazoário; pará= ao lado, zoa= animal): É representado pelos Poríferos (esponjas-do-mar), nos quais o desenvolvimento não forma tecidos verdadeiros.
  •      Eumetazoa (eumetazoários; eu= verdadeiros, metazoário= animal): São representados por todos os outros animais que possuem tecidos de maneira diferenciada.
Dentre o eumetazoa, é feita ainda a distinção entre outros dois grupos: Os que não possuem nível de organização superior a tecidos (ex.: Cnidários), e dos animais que têm sistema ou órgãos definidos (compreende-se a maioria dos eumetazoa).
O ramo da Biologia que estuda os animais é denominado Zoologia.

Quanto a outras características possuem celoma, cavidade embrionária presente em todos os vertebrados, sendo que nos platelmintos são pseudocelomados e os poríferos não são.  Além desta,  a maioria dos animais têm simetria bilateral: duas metades do copo simétricas. Mas, também pode ocorrer a simetria radial (dá para cortar parte do corpo dos animais várias pedaços iguais, ex.: Equinodermos) ou ainda a ausência de simetria (esponjas).

Filos do reino animal

É dividido em diversos filos sendo os principais: Poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos (nematódeos), anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados (vertebrados). Classificaremos eles a seguir segundo a presença de estrutura vertebral.

Animais vertebrados: Filo dos cordados (Chordata), marcada pela presença de coluna vertebral ou medula espinhal, que estão divididos em cinco classes apresentadas a seguir.

PEIXES: Têm o corpo coberto por escamas e respiração branquial(retiram oxigênio da água), não controlam a temperatura do corpo (pecilotérmicos). Exemplos: Dourado, arraia e o tubarão.
ANFÍBIOS: Animais que dependem da água na fase larval (respiração branquial)e sofrem transformação na fase adulta adquirindo respiração pulmonar (exemplos: sapos, rãs , pererecas salamandras), são pecilotérmicos.
RÉPTEIS: Têm respiração pulmonar e o corpo é coberto por escamas ou carapaça. Podem viver na água ou não terra e são pecilotérmicos. Exemplos: Tartaruga, jacaré e lagartos. 
AVES: Têm o corpo coberto de penas e respiração pulmonar, controlam a temperatura do corpo (homeotérmicos). Exemplo: Galinha, avestruz, ema, pinguim, papagaio e beija-flor.
MAMÍFEROS: Presença de pelos, homeotérmicos e respiração pulmonar, as fêmeas alimentam os filhotes por glândulas mamárias. Exemplos: Seres humanos gatos, cachorros e morcegos.

Animais invertebrados: Caracterizam vários filos com estruturas distintas, no entanto todos são pluricelulares e não possuem parede celular.

PORÍFEROS: Animais primitivos de água doce ou salgada. São organismos que não possuem órgãos, nem capacidade de locomoção e a reprodução pode ser sexuada ou assexuada. Ex.: Esponjas.
CNIDÁRIOS: Vivem na água doce ou salgada e alguns deles possuem capacidade de locomoção enquanto outros são sésseis. Uma característica peculiar é que estes possuem "cnidócitos", ou seja células urticantes. Alguns exemplos são os corais, as anêmonas e as águas-vivas (medusas). 
PLATELMINTOS: Têm corpo achatado e podem ser de vida livre ou parasitas. Exemplos: Tênias, solitárias, esquistossomos e planárias.
NEMATELMINTOS: Possuem corpo cilíndrico e podem ser de vida livre ou parasitas. Exemplos: lombrias, oxíurus, e outros vermes.
ANELÍDEOS: Possuem corpo segmentado, composto de anéis. Vivem em habitats úmidos na terra e nas águas doces e salgadas. Exemplo: minhocas, poliquetas e sanguessugas.
EQUINODERMOS: Animais marinhos com a presença de exoesqueleto calcário e sistema hidrovascular. O corpo possui simetria pentarradial (5 lagos iguais). Exemplos: Pepinos-do-mar, estrelas-do-mar e ouriços do mar.
MOLUSCOS: Animais com corpo mole e c presença de conchas, podendo ser interna (lulas e polvos) ou externas (caramujos e mexilhões) que habitam na água doce ou salgada e terras úmidas. Exemplos: Mexilhões, polvos, lulas, lesmas, ostras e caramujos.
ARTRÓPODES: Os artrópodes compreendem um filo muito diversificado.São caracterizados pelo corpo segmentado e a presença de exoesqueleto de quitina. Os principais são: 
Insetos: borboletas, abelhas, baratas, moscas;
Aracnídeos: aranhas, ácaros, escorpiões, carrapato;
Miriápodes: centopeia, lacraias, gongolos;
Crustáceos: lagostas, caranguejos, siris, camarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário