A Evolução das espécies
Iniciada por Charles Darwin (1809-1882) principal defensor da tese, o evolucionismo consistia-se basicamente no recolhimento de diversos fósseis e observação de várias especies de animais e vegetais onde a partir dos mesmo se tornará notório a variação de diversas características diferentes umas das outras em regiões distantes, também percebia isso nós fósseis das espécies separadas por longos períodos de tempo. A sua teoria evolucionista foi aprimorada por outros cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas especies de seres vivos ao longo dos anos levando em consideração o meio ambiente habitado.
Tudo começou na Inglaterra. Logo após desistir da medicina e quase se tornar um sacerdote, o cientista foi convidado por John Stevens um botânico considerado seu amigo, a explorar ao redor do mundo diversos locais á bordo do Beagle, ele aceitou mesmo com alguns receios. A viagem a bordo do navio durou aproximadamente 5 anos. Foi então durante este espaço de tempo onde Darwin realizou várias observações.Hoje, Chales Darwin é considerado o maior naturalista de toda história deviso as suas contribuições no ramo das ciências.
No ano de 1838, Charles leu um livro escrito por Thomas Malthus(1766-1834) e começou a se interessar pelo fato de que apesar das espécies produzirem grande número de descendentes, apenas alguns destes sobreviviam. Dessa forma ele concluiu que apenas os indivíduos que possuíam características favoráveis ou benéficas ao meio sobreviveriam e produziriam com maior chance seus descendentes, enquanto os outros seriam eliminados. Assim haveria a chamada "Seleção Natural" onde apenas os indivíduos mais adaptados permaneceriam vivos.
Contudo, no mesmo período Alfred Russell Wallace (zoólogo), chegará a conclusões parecidas com a de Darwin. Com medo de ser plagiado Darwin publica em então seu livro "A origem das Espécies" que além de tudo introduziu a ideia da evolução a partir de um ancestral comum.
-COMPARANDO:
As explicações especuladas por Darwin e Lamarck são muito distintas, como por exemplo, o pescoço de uma girafa. Para Darwin, em meio a uma população de girafas, os indivíduos que eram mais altos tinham mais chances de se alimentar, devido á falta de folhas no solo, desta forma estes (altos), alcançariam no auto das árvores o alimento assim tendo mais chance de sobrevivência, e ao longo do tempo essa população com pescoço longo aumentariam de forma gradativa. Para Lamarck, a ideia era de que os indivíduos sofreriam adaptações de modo a se transformar de acordo com o meio, assim as girafas alongariam seu pescoço até chegarem ao topo das árvores para alcançar o alimento.
No entanto, a única questão em que o cientista Chales Darwin não sabia explicar era a origem das variações numa determinada população, como as mutações e as leis de Mendel, mas isto veio com o tempo, já que não eram de conhecimento da época em que Darwin existirá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário