O biólogo Jean Baptiste de Monet, conhecido por cavaleiro de Lamarck, foi um dos primeiros defensores do transformismo. Segundo essa teoria, os seres vivos modificam-se através do tempo, em contraposição ao fixismo, teoria que supõe que as especies permanecem fixas e imutáveis.
As ideias básicas de Lamarck
* 2 leis básicas para sua hipótese:
- Lei do uso e desuso: Supõe que o uso frequente , conduz á hipertrofia de partes do organismo e o desuso prolongado ocasiona-lhes atrofia.
- Lei da transmissão das características adquiridas: Supõe que as características adquiridas pelo uso, ou perdidas pelo desuso são transmitidas de geração em geração.
Vejamos um exemplo de explicação de evolução segundo o pensamento Lamarckista: A princípio as girafas teriam pescoço curto e membros anteriores com o mesmo comprimento dos posteriores. Viviam, porém em ambientes onde a vegetação rasteira era relativamente escassa, assim, teriam sido "forçados", induzidas pelo ambiente, a se alimentar de folhas situadas no alto das árvores.
Adquiriram, então, o hábito de esticar o pescoço e as pernas anteriores, no esforço para terem acesso ao alimento.
Com isso, essas partes do organismo foram se desenvolvendo pelo uso frequente, e as características adquiridas foram lentamente sendo transmitidas de geração a geração, ate resultarem nas atuais girafas de pescoço longo e membros dianteiros desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário